O que é o Social Selling? Como ele pode ser um aliado na sua estratégia de negócios?

O que é o Social Selling? Como ele pode ser um aliado na sua estratégia de negócios?

 
Aristóteles, Marx e Engles, há décadas atrás, já afirmavam que os humanos são seres sociais. Hoje, podemos corroborar tais declarações, observando o aumento exponencial das mídias sociais e do Social Selling.
 
Vamos contextualizar melhor: as redes sociais são locais de relacionamento. São espaços abertos em que as marcas podem interagir com seus consumidores e estreitar suas relações.

Além disso, muitas empresas estão no mundo digital para vender! Isso porque, as pessoas gostam de saber mais sobre as marcas e negócios que admiram, adoram ficar por dentro das novas tendências e, até mesmo, fazer compras direto pela internet.

 

Inclusive, no mercado B2B, as empresas estão dispostas e ávidas a conhecer diferentes soluções que possam as auxiliar a fazer um trabalho melhor. É aí que entra o poder do Social Selling! Esse é o momento em que os vendedores precisam estar atentos para interagir com as marcas e, quem sabe, fechar o negócio.

 

O que é o Social Selling?

 

Antes de falar de sua importância em vendas complexas B2B, vamos às diferenças nos modelos de negócio:
Social Selling, ou Venda Social, é o processo de prospecção de novos clientes, através do estreitamento do relacionamento nas mídias sociais, com o propósito de aumentar as vendas da empresa.

 

No entanto, é importante ressaltar que tal contato deve ser suave. A abordagem de Hard Selling – aquela em que o vendedor utiliza uma mensagem mais direta e aberta – já não funciona mais.

 

Atualmente, é necessário estimular o consumidor por meio da criação de um relacionamento. Por exemplo, curtir as postagens do cliente ideal; interagir com ele; oferecer conteúdos ricos, o que aumenta a sua credibilidade.

 

A consequência disso é que, no futuro, esse lead estará muito mais aquecido e pronto para fechar negócio com uma empresa que ele já conhece e confia.

Social Selling em Vendas Complexas B2B

Ainda mais quando falamos sobre o mercado B2B, os canais de mídias são a ferramenta que auxilia os vendedores a conquistarem a confiança e nutrir o lead com informações relevantes sobre a empresa para que trabalha. Dessa forma, conseguimos perceber que as redes sociais também são uma forte potência para aumentar as suas vendas.

Por que você deveria implementar o Social Selling hoje na sua empresa?

1. Posiciona os seus vendedores como especialistas no assunto

 

O trabalho de Social Selling é uma constante construção de autoridade para a sua marca. Isso acontece, porque os vendedores da sua empresa precisam reforçar a sua especialidade no assunto para que, consequentemente, a sua audiência entenda que a sua solução seja a melhor, já que seus colaboradores são tão bem treinados.

 

Nesse sentido, ter um perfil bem trabalhado no LinkedIn dos seus vendedores é fundamental nessa estratégia. A sua empresa pode auxiliar os colaboradores como, por exemplo, ajudando-os a escolher uma foto profissional e de qualidade, elaborando uma descrição completa e, ainda, estruturar o currículo do especialista.

 

2. Aumenta o relacionamento entre o cliente e a sua empresa

 
A partir do momento em que o seu vendedor começa a se relacionar com os potenciais clientes, você observará que a confiança que os leads têm em relação a sua marca, cresce excepcionalmente.
 
Nesse sentido, e com a relação sendo construída e solidificada, a venda acontece de uma forma muito mais natural do que por meio de uma cold call, por exemplo.
 

3. Diminuição do ciclo de vendas

Uma vez que seus vendedores já desenvolveram um relacionamento com o lead, fica muito mais fácil para a sua empresa vender mais rapidamente. Isso porque, você não precisa ficar provando o valor da sua solução, o seu cliente já sabe tudo que você pode fazer por ele!

 

Além disso, uma outra razão para o ciclo de vendas encurtar, é que os seus vendedores já tem conhecimento sobre quem é o seu cliente ideal e, assim, têm a possibilidade de personalizar seu discurso de acordo com os gostos e interesses individuais de cada lead.

 

Quando falamos de profissionais de vendas B2B, a redução do tempo de pesquisa sobre os contatos (39%) e o encurtamento do ciclo de vendas (14%) estão entre os principais benefícios do Social Selling.2

 

4. Redução do Custo de Aquisição de Clientes

 
Uma vez que o ciclo de vendas é encurtado, o custo para a sua empresa, de fato, fechar um negócio, também diminui.
 
Dado que a sua empresa já não necessita de inúmeras abordagens e consegue economizar tempo para dedicar a outras tarefas, e, ainda, que o Social Selling é uma ferramenta orgânica, o custo de aquisição de um cliente é muito mais baixo.
 

5. Aumento da retenção de clientes

O seu consumidor já conhece a sua empresa, está em contato direto com o seu vendedor e já entende como a sua solução pode ajudar o negócio dele. Nesse momento, você já tem a confiança desse cliente. E quando falamos sobre vendas, a confiança é pilar essencial para que o lead efetue a compra.

 

Dessa maneira, tendo clientes que acreditem na sua empresa e confiem nos seus vendedores, esse consumidor tende a se manter por mais tempo atrelado ao seu negócio.

 

Entendeu como o Social Selling pode ser um forte aliado a sua estratégia de negócios? Invista hoje mesmo nessa estratégia e colha os benefícios em pouco tempo!

 

E se você quiser ter acesso a mais conteúdos ricos sobre o assunto, acesse as nossas redes sociais e leia o nosso último artigo.

 

Citações

1: https://business.linkedin.com/sales-solutions/social-selling/what-is-social-selling

2: https://www.emarketer.com/chart/194931/primary-benefits-of-using-social-selling-tools-according-b2b-professionals-worldwide-july-2016-of-respondents

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