Gatilhos mentais para atrair leads e vender mais

Gatilhos mentais para atrair leads e vender mais

O mercado e as empresas que se inserem nele, estão constantemente buscando novas estratégias como forma de atrair leads e tornar clientes em advogados da marca.
 
Nesse contexto, e em meio a tantas informações que recebemos durante o dia, uma forma de se destacar é através da utilização de gatilhos mentais. Esse termo advém da psicologia e entender mais sobre esse universo é imprescindível para o sucesso do seu negócio.
Por que afirmamos isso? Pois todas as pessoas possuem impulsos e motivações similares e, quando ativados, são conduzidos para determinada ação – ação esta que você escolheu.
 
Dessa forma, antes de mais nada, é preciso entender o seu cliente para, consequentemente, guiá-lo para o caminho que você deseja.persuadi-lo. O próximo passo será compreender qual gatilho mental você utilizará na sua estratégia. Hoje, trouxemos 7 gatilhos mentais que consideramos essenciais para dominar e convencer a sua audiência.

Afinal, o que são Gatilhos Mentais?

Quantos pensamentos você diria que tem por dia? De acordo com um estudo da University of Southern California, estima-se que temos de 50.000 a 70.000 pensamentos por dia.
 
Agora, pense comigo, com tantas informações sendo bombardeadas para nós todos os dias, é natural que o nosso cérebro desenvolva algum mecanismo que facilite a tomada de decisão, correto?
Pois bem, é justamente nesse ponto que podemos entender melhor os gatilhos mentais. Eles podem ser compreendidos como decisões que o cérebro executa em nível inconsciente.
 
Essa é uma forma que a natureza criou para que determinadas ações – as mais básicas e cotidianas – fossem automatizadas, evitando o esgotamento mental. Por outro lado, escolhas mais complexas são tomadas em um nível consciente.
 
Portanto, as medidas que adotamos inconscientemente – e não percebemos – são os famosos gatilhos mentais!
É importante ressaltar, ainda, que tais decisões inconscientes são individuais. Isso acontece porque a experiência de vida de cada indivíduo é única. No entanto, os gatilhos mentais acabam tornando-se uma ferramenta comum e amplamente utilizada, porque estão intimamente atrelados à cultura, relações básicas do ser humano e vínculos sociais.
 
Atualmente, existe uma grande variedade de gatilhos mentais. No entanto, hoje selecionamos 7 princípios que consideramos os mais eficazes no universo de Vendas e Marketing.
 
Gatilhos mentais para vender mais

1. Gatilho Mental da Reciprocidade

Você já percebeu que quando alguém faz algo por você, você sente a necessidade de fazer algo pela pessoa também? Pois bem, esse é um gatilho mental, mais conhecido como o Princípio da Reciprocidade.
 
Munido dessa informação, você pode captar a atenção do seu lead com um presente e, em troca, ele lhe fornecerá alguma informação valiosa também. Isso acontece, uma vez que os seres humanos gostam de retribuir o que recebem.
Esse presente pode ser um ebook, aulões gratuitos, planilhas modelo, podcasts, vídeos com conteúdo educacional, entre outros. Se o conteúdo gerado o ajudar de alguma forma, ele se sentirá grato e estará mais aberto a comprar os seus produtos/serviços.
 

2. Gatilho Mental da Escassez

É bem provável que você já tenha visto algum anúncio de “poucas vagas”, “estoque limitado”, certo? Nesses exemplos, podemos perceber o Gatilho da Escassez em ação.
 
Podemos afirmar que esse é um dos princípios mais utilizados em Vendas e Marketing, já que ele, de fato, te ajudar a vender mais.
Esse é, de fato, um instinto de sobrevivência humano! Precisamos viver e, para isso, é necessário que tenhamos itens básicos. Desse modo, utilizamos esse gatilho para incentivar os indivíduos a optarem pelo nosso produto antes que seja tarde demais e não haja mais possibilidade de compra.
 
Lembre-se: os seres humanos não gostam de perder ou sentir que ficaram de fora de algo importante.
 

3. Gatilho Mental da Urgência

Esse princípio é muitas vezes confundido com o gatilho da escassez. Inclusive, são parecidos. Isso porque, desperta na audiência o sentimento de aflição ao ver que o produto está acabando e é necessário tomar uma ação rapidamente.
 
No entanto, o Princípio da Urgência está mais atrelado ao tempo. Por exemplo, “o carrinho fecha à 00h, corra!” , “Amanhã acaba a sua chance” ou “As inscrições encerram hoje às 23:59!”.
 
Esse princípio, se utilizado corretamente, pode ser muito poderoso na sua estratégia de Vendas e Marketing!
 

4. Gatilho Mental da Autoridade

Autoridade é sinônimo de poder e influência. Portanto, para aplicar esse princípio no seu negócio, você precisa demonstrar confiança.
 
Sendo assim, é necessário que você, seu negócio, produto ou serviço, se posicione como se fosse um dos ou até mesmo o melhor do mercado. Mostre que você sabe o que está falando e fazendo e, consequentemente, as pessoas deduzirão que você é uma autoridade no assunto.
Mas cuidado! Não adianta apenas fingir que sabe, é necessário, de fato, compreender o seu mercado. Uma ação errada e a sua empresa pode ser fortemente “cancelada” na internet.
 
Uma das principais formas de demonstrar autoridade é ensinar algo de real valor a alguém.
 

5. Gatilho Mental da Exclusividade

Todos os seres humanos têm a necessidade de se sentirem importantes. Logo, quando uma pessoa sente que está em uma posição favorecida em relação a de outras pessoas, ela tende a se sentir bem.
 
Você, como empresa e negócio, deve aprender a utilizar esse sentimento a seu favor. O segredo é utilizar a percepção de privilégio e instigar as pessoas a acreditarem que tendo o seu produto ou serviço, estão em vantagem em relação ao resto da população.
 

6. Gatilho Mental da Novidade

Seria surpresa para você descobrir que o ser humano, quando exposto a um estímulo novo, aumenta a liberação de dopamina no cérebro?
 
A Universidade UCL do Reino Unido demonstrou isso através de um estudo. A partir disso, podemos compreender que diante de novidades, o nosso cérebro se alegra e, consequentemente, buscamos estar sempre alimentando-o com soluções novas.
 
Nesse sentido, você pode utilizar esse princípio na sua empresa, anunciando constantemente novidades, para que seus seguidores estejam sempre estimulados a comprar mais de você.
 

7. Gatilho Mental do Inimigo Comum

Já se pegou em uma conversa com conhecidos e, em determinado momento, alguém comenta sobre uma pessoa que você não gosta muito? Imediatamente você sente uma conexão com aquele indivíduo, já que vocês têm algo em comum.
 
Por que, então, não utilizar esse princípio nos seus negócios? Você pode fazer isso ao definir um inimigo em comum entre a sua empresa e a sua audiência. Desse modo, vocês estarão mais unidos, já que lutam juntos contra uma causa.
Lembrando que o “inimigo comum” não é uma pessoa e você não deve ficar despejando hate por aí à procura de quórum para ativar o gatilho.
 
O “inimigo comum” pode ser, por exemplo, a procrastinação. Abordar sobre o tema e como você a enfrentou para superá-la e ser produtivo pode ser uma boa, uma vez que muito provavelmente o seu público já enfrentou esse “inimigo”.
Agora que você chegou até aqui e compreendeu todos os 7 gatilhos que expomos, você não pode guardar essas informações valiosas apenas para si! Envie esse artigo para o seu time e, na próxima reunião estratégica, implementem algum desses princípios na sua marca.
 
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