Fluxo de Cadência

Fluxos Mistos de Cadência: Utilize e Aumente suas Conversões em Vendas

 
Se você trabalha com vendas, provavelmente as calls e e-mails fazem parte do seu dia a dia.
 
De acordo com uma pesquisa da Hubspot, 41,2% dos vendedores disseram que o telefone é a ferramenta de vendas mais eficaz à sua disposição.
 
“E como utilizo o telefone ao meu favor para gerar mais oportunidades qualificadas”?
 
Existem diversos fatores para se sair bem no telefone, tais como:
  • Tom de voz;
  • Matriz de objeções;
  • Matriz de qualificação;
  • Ferramenta adequada;
  • ICP bem mapeado;
  • Entre outros.
Já em relação aos e-mails, a Spotio fez uma pesquisa e descobriu que em média, um profissional recebe 147 e-mails todos os dias!
 
A realidade é que a batalha para se destacar na caixa de entrada está mais acirrada do que nunca! Ainda assim, o e-mail continua sendo um poderoso canal de comunicação com clientes.
 
Entretanto, ao adicionar o Social Selling no seu fluxo de cadência, você pode aumentar suas conversões substancialmente.

Mas o que é Fluxo de Cadência?

Fluxos de cadência, ou cadência em vendas, é um processo sistematizado de interações com o potencial cliente, que pode acontecer em diferentes canais(e-mail, call, redes sociais) e se utilizam diversos métodos de comunicação, com objetivo de fazer touchpoints, ou seja, contato com o Deal (empresa).
 
Ele pode ser composto por:
1. Cold Call
Ligação Fria, na tradução livre para o português. É a conexão feita via telefone, pelo setor comercial, na qual o potencial cliente não o conhece e não espera sua ligação, pois nunca teve relações com a sua empresa.
 
Em alguns casos, a Cold Call pode ser utilizada para fazer venda direta, mas na prospecção, o intuito é gerar uma oportunidade qualificada para o Executivo de Vendas.
2. Cold Mail
Conexão feita via e-mail, pelo setor comercial, com o intuito de gerar uma oportunidade qualificada, na qual o prospect não está qualificado e não conhece a sua solução ou produto.
 
Mas atenção: Cold mail, não é spam! Existe uma guideline de como montar um fluxograma de e-mails seguindo uma lógica para chegar no seu objetivo (qualificar). Vamos a um exemplo:
  • Cold mail de conexão 1 — Objetivo principal: Problema;
  • Cold mail de conexão 2 — Objetivo principal: Solução;
  • Cold mail de conexão 3 — Objetivo principal: Questionar recebimento;
  • Cold mail de conexão 4 —Objetivo principal: Prova social;
  • Cold mail de conexão 5— Objetivo principal: Break Up.
 
3. Social Selling
Conexão feita através de redes sociais, pelo setor comercial, com o intuito de gerar oportunidades qualificadas. Lembre-se que cada mercado tem sua particularidade. Onde estão inseridos seus clientes?
 
  • Linkedin?
  • Instagram?
  • Twitter?
  • Facebook?
  • Medium?
  • Tik Tok?

 

Conheça muito bem o seu ICP e esteja presente em canais que seu público alvo está inserido e que forneçam o menor CAC possível.
 
Vale lembrar que a medida que a presença nas redes sociais aumenta, menos “fria” fica a a ligação no fluxo de cadência.
 
E ele pode ser de 2 tipos:
 
Fluxo de cadência simples: Caracterizado por conexões que englobam somente uma ação com o potencial cliente.
 
Fluxo de cadência misto: Ocorre quando a equipe comercial utiliza diferentes formas de abordagens entrelaçadas entre si, com o objetivo de qualificar leads e gerar uma oportunidade de venda.
 
Para se ter uma ideia, o Linkedin fez uma pesquisa com os tomadores de decisão que atuam no mercado B2B e descobriu que 62% buscam por informações nos perfis do Linkedin antes de decidir se irão ou não trabalhar com um vendedor.
Ainda não está convencido que o Linkedin é uma plataforma é uma ferramenta poderosíssima no seu processo de vendas?
 
O Brasil é o 4º país com maior número de usuários ativos na rede social de negócios.
 
O top 5 é figurado por:
  1. Estados Unidos, com 167+ milhões de usuários;
  2. Índia, com 64+ milhões de usuários;
  3. China Continental, com 49+ milhões de usuários;
  4. Brasil, com 41+ milhões de usuários;
  5. Reino Unido, com 28+ milhões de usuários.
LinkedIn Brasil
 
Por isso, é crucial que a sua Company Page esteja otimizada, assim como o perfil dos embaixadores da marca.
 
O LinkedIn é uma rede social muito importante em vendas B2B. De acordo com um estudo da Outbound Marketing, fluxos em que o LinkedIn é uma das ações convertem 39% a mais.
 
Ou seja, quando se trata de Vendas Complexas B2B, ter contato com o Lead via Linkedin é essencial!
E você, utiliza fluxos mistos ou simples de cadência?
 
Se possuir dúvidas sobre como estruturar seu setor de pré-vendas, entre em contato com um dos nossos especialistas.
 
E não se esqueça de conhecer as nossas redes sociais:
 
 

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