Matriz de objeção são as possibilidades de barreiras que a gatekeeper (secretária responsável por bloquear os contatos entre os vendedores e os decisores/influenciadores) ou o próprio Lead irão impor para travar o seu contato ou possibilidade de evolução.
De forma geral, existem 7 tipos de objeções e para cada uma, listamos a solução:
1. Mal Entendimento: Ocorre quando o Lead não entende perfeitamente sobre o que se trata o produto/serviço.
Solução: Educar melhor o lead sobre a sua solução.
2. Falta de Crença: O Lead não tem certeza se a solução vai ser eficaz para seu processo.
Solução: Mostrar cases, dados quantitativos e referências da sua solução no cenário do lead.
3. Real Problema: Está muito satisfeito com o modelo atual porque é mais cômodo;
Solução: Esclarecer as vantagens e as desvantagens da sua solução relacionada às outras.
4. Reclamação Real: Teve uma experiência ruim com a solução oferecida..
Solução: Peça desculpas e mostre que aquele caso foi uma exceção que não irá mais acontecer.
5. Deal Breaker: Deu a entender que não existe nenhuma possibilidade de evolução.
Solução: Desqualificar o lead e / ou tentar retomá-lo no futuro.
6. Gatekeeper: Alguma pessoa dentro do Deal não deixa você chegar no Lead.
Solução: Utilizar outros canais e estratégias para passar por esse Gatekepeer.
7. Falta de Conexão: Ocorre quando você atinge um excesso de tentativa ou suas informações estão incorretas (Telefone, e-mail e etc).
Solução: Volta para a equipe de Inteligência comercial ou marketing.