Agora que você entendeu o que significa cada conceito, podemos destrinchar as diferenças principais entre eles.
Em geral, a venda do telemarketing tem um foco muito centrado no produto, ao passo que a prospecção tem como objetivo principal solucionar a dor do lead.
Além disso, podemos perceber que os vendedores de telemarketing possuem um discurso padrão, que acaba ficando engessado e com pouco interesse nas necessidades do cliente.
Por outro lado, na prospecção, por mais que exista um passo a passo a ser seguido, ele não é fixo. O pré-vendedor pode questionar e DEVE buscar entender a realidade do potencial cliente. Quanto mais respostas ele obtiver, mais fácil será fechar a venda.
É comum, ainda, que em uma ligação de telemarketing, quem fale mais seja o vendedor. Em uma cold call, na prospecção, o pré-vendedor deve buscar mais ouvir do que falar, justamente com o objetivo de entender como a solução dele pode ajudar o lead.
Por fim, mas talvez um dos pontos mais importantes, é a conexão. Em uma ligação de telemarketing, o vendedor não costuma ter tempo de gerar identificação com o lead, porque são avaliados por tempo de ligação.
Na prospecção, no entanto, o pré-vendedor sabe que quanto mais ele conseguir gerar identificação e conexão com o lead, maiores serão as chances de fechar a venda.
Desenvolvemos um quadro comparativo, para te ajudar a compreender de forma mais objetiva as diferenças entre a prospecção e o telemarketing: