As vendas simples são feitas por vendedores de varejo, como em lojas, shopping, etc. Aqui, a transação comercial é rápida e o produto é simples. Ex: Estabelecimento que vende bijuterias.
Grande parte dos consumidores que vão à esses locais já têm interesse por algum produto e cabe ao vendedor persuadi-lo de que ele deve comprar naquele exato momento. Em um cenário desses, os vendedores não têm tempo de sobra para lidar com cada cliente, já que precisam atender outras pessoas e fazer mais vendas.
Portanto, é o oposto do que ocorre nas vendas complexas, processo em que o profissional de vendas precisa dedicar mais tempo com o cliente, procurar entender bem as suas necessidades e mostrar como o seu produto ou serviço poderá realmente beneficiá-los.
Dentro do cenário das vendas complexas, a pré-venda é uma etapa crucial. É necessário ter vários processos e metodologias para que funcione, ou seja, não se resume apenas ao fechamento como na venda simples.
Neste caso, o vendedor precisa assumir um papel mais consultivo que realmente faça o prospect ver o quanto o seu produto ou serviço poderá ajudar. Por isso, é necessário conhecer muito bem as dores do cliente, além de ter um alto conhecimento da solução que está sendo vendida.
Ademais, na venda complexa, o produto costuma ser mais difícil de entender e tem um ticket elevado. Isso faz com que o cliente queira saber mais sobre os benefícios da compra antes de bater o martelo, sobretudo em cenários B2B.