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Como o LinkedIn pode aumentar as suas estratégias de vendas

Rede social com mais de 43 milhões usuários brasileiros, o LinkedIn vem mostrando seu grande potencial em alavancar vendas, principalmente quando falamos de modelos de negócios B2B.

 

Hoje as pessoas se comunicam e se relacionam de forma diferente do passado. Entender o cenário que vivemos e se adaptar a essa nova forma de consumo, é essencial para criar novas conexões e, essencialmente, vender mais (e para o cliente certo).

 

Consideramos o LinkedIn, uma das principais ferramentas de vendas. Quer saber porque? Continue a leitura.

 

O que é o LinkedIn?

Antigamente vista como uma plataforma para encontrar emprego, o LinkedIn já provou que pode fazer muito mais do que isso.

 

De forma resumida, o LinkedIn é uma rede social que tem o objetivo de criar relacionamentos profissionais, para que os usuários consigam encontrar novos empregos, anunciar vagas, fazer parcerias e networking.

 

No entanto, ao longo dos anos, os profissionais do setor comercial observaram que a plataforma poderia ser um alavancador de vendas.

 

Como assim?

 

Antes de mais nada, o LinkedIn é uma rede social voltada para negócios com milhões de usuários. Além disso, dentro da plataforma, existem ferramentas de segmentação que podem te ajudar a encontrar os prospects ideais para a sua empresa.

 

Vale ressaltar, ainda, que através da rede, é possível criar uma base de dados qualificada para enviar para o setor de pré-venda. Esse é um dos trabalhos da Inteligência Comercial.

 

Por fim, você ainda pode utilizar a plataforma para disseminar os valores e informações sobre a sua empresa, ampliar seu alcance e estabelecer o primeiro contato com o lead.

Como fazer com que o LinkedIn não seja apenas uma ferramenta de currículo digital

Lembra que falei que muitas pessoas enxergam o LinkedIn como um lugar para arranjar emprego? Agora que você já sabe que ele pode fazer muito mais do que isso para a sua empresa, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se destacar na plataforma.

1. Gere Valor

O LinkedIn é uma rede social e, como o próprio nome diz, temos que ser sociais. Portanto, é necessário investir o seu tempo na construção de valor para as suas conexões.

 

Nesse sentido, é interessante avaliar se há a possibilidade de produzir conteúdo na plataforma. Caso você seja, por exemplo, um vendedor, pense em como você pode agregar valor às suas conexões. Que tal falar sobre a sua experiência, ou comentar sobre algum episódio que tenha acontecido com você?

 

Mais do que isso, lembre-se sempre de responder comentários, interagir com as pessoas pelas mensagens e, ainda, de fazer comentários nas publicações de outras pessoas.

 

2. Tenha um perfil movimentado

Esse ponto tem tudo a ver com o anterior! Quando você começa a movimentar o seu perfil e investir seu tempo na construção de relacionamentos, observará que as pessoas irão te enxergar como autoridade dentro do seu nicho.

 

Se, por exemplo, eu sou uma vendedora que compartilho semanalmente as minhas experiências, estou movimentando o meu perfil e, ainda, gerando valor para outros vendedores e vendedoras que possam ser minhas conexões.

 

Assim que você começar a criar esse movimento no seu perfil, verá as solicitações de conexão chegando e o melhor de tudo: o seu nome ficará na mente dos indivíduos da sua rede.

 

3. Complete o seu perfil

Antes de mais nada, é necessário adicionar uma foto ao seu perfil de alta qualidade e que demonstre profissionalismo. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica!

 

Ademais, é necessário adicionar uma foto de capa que faça sentido com o seu mercado. Supondo, novamente, que sou uma vendedora, não vou adicionar uma foto de animais fofos. Poderia, por exemplo, escolher uma foto de escritório, ou de um telefone.

 

Por fim, e muito importante, preencha a descrição do seu perfil, assim como adicione as suas experiências profissionais passadas, cursos que já participou, etc. É importante deixar bem clara a sua trajetória, para que as suas conexões e prospects, possam entender melhor quem é você.

 

4. Estabeleça um workflow bem definido

Geração de valor  ✅

Perfil completo ✅

Vamos vender! ✅

 

Aqui, é muito importante que você tenha mapeado quem é o seu ICP. Entenda para quem você vai mandar mensagem, em que momento – ou seja, qual será a etapa do funil daquele lead – e qual é abordagem correta para cada um.

 

O LinkedIn, como falado anteriormente, é uma rede muito poderosa para fortalecer o seu negócio B2B. Isso porque, a maior parte das empresas estão ali na plataforma. Mas não só isso, os decisores e influenciadores que trabalham nessas marcas também estão presentes!

 

Por isso, invista em criar relacionamento com esses indivíduos. Assim, é possível que eles notem o seu negócio e, possivelmente, tornem-se compradores da sua solução!

 

5. Conecte-se com potenciais clientes

Melhor do que esperar o lead vir até você: vá até o seu encontro.

 

Sabe aquele decisor que você precisa conversar para apresentar a sua empresa? Conecte-se com ele. A partir daí, você pode enviar mensagens, gerar valor e conhecer melhor aquela pessoa.

 

Negócios são sobre pessoas e se você não entende de pessoas, dificilmente entenderá de negócios. Desse modo, invista tempo na construção de relacionamentos, pois no futuro, podem virar seus clientes.

 

6. Fique de olho no seu SSI

O SSI, ou Social Selling Index, é uma métrica criada pelo LinkedIn com o objetivo de mensurar o sucesso dos seus ativos de venda.

 

Assim, é possível tangibilizar o trabalho que está sendo realizado na prospecção de clientes, justamente com o objetivo de otimizar o processo de Vendas, gerar mais leads e também acelerar o estágio do seu público na jornada de compra.

 

Dentro do SSi, é possível mensurar 4 componentes:

  1. Estabelecer sua marca profissional;
  2. Localizar as pessoas certas;
  3. Interagir oferecendo insights;
  4. Criar relacionamentos.

 

Percebe como tem tudo a ver com o que falamos ao longo do artigo?

 

Espero que esse artigo tenha sido valioso e, ainda, que você tenha percebido a real importância de produzir conteúdo no LinkedIn! Gerei valor para você? Compartilhe esse artigo com a sua rede!

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