motivar time de vendas

8 dicas de como motivar a sua equipe de vendas

Como líder de uma equipe, um dos seus grandes desafios com certeza é necessário motivar os funcionários e engaja-los para obter resultados.

 

Contudo, exercer esse papel nem sempre é tão simples, visto que um time de vendas é formado por pessoas com diferentes personalidades e experiências.

 

Nesse caso, o ânimo interfere diretamente na obtenção de resultados e, consequentemente, estes também são motores que podem incentivar ou desencorajar o vendedor. Por isso, é essencial que faça parte da cultura de trabalho da empresa a preocupação com o bem-estar e satisfação dos seus colaboradores.

 

Agora, como chefe de um time de vendas, o que você pode fazer para contribuir para esse cenário? Confira a seguir as dicas que nós temos para você.

 

Reconheça um trabalho bem feito

Não há nada mais desmotivador do que um líder que só se comunica com você para criticar o seu trabalho ou ressaltar os seus erros. É claro que equívocos precisam ser apontados e corrigidos, porém é importante que você também reconheça quando um funcionário realiza uma tarefa com maestria.

 

Saber que o nosso bom trabalho está gerando resultados e sendo reconhecido, faz com que tenhamos ânimo para seguir oferecendo nosso melhor. Assim, crie o hábito de apresentar o saldo positivo do trabalho de seus vendedores e de oferecer elogios.

 

Alinhe expectativas e deixe claro o propósito do seu time

Muitas vezes, o desalinhamento entre o que você espera do seu time e o que eles enxergam como objetivos é um grande fator para a desmotivação. Por isso, invista tempo para conversar com os seus liderados e alinhar expectativas, além de deixar claro qual é o papel da sua equipe dentro da empresa.

 

Dessa forma, o time reconhecerá seu dever e não se sentirá perdido sem compreender o seu propósito e o que é esperado dele.

 

Defina metas claras e o caminho para concretizá-las

Quem nunca se sentiu realizado por ter batido alguma meta, seja ela pessoal ou profissional?

 

É imprescindível que os seus vendedores não só tenham clareza de quais metas precisam alcançar, mas também de como podem alcançá-las. Dessa forma, eles terão a percepção de progresso, vendo o quanto de trabalho já foi realizado e o que ainda falta para atingir um certo objetivo. 

 

Uma ótima maneira de aplicar esse sistema é através de OKRs (Objectives and Key Results), um modelo de gestão de tarefas e resultados que precisam ser obtidos para alcançar um objetivo pré-determinado. Assim, fica claro qual é o caminho que seu time precisa seguir para bater as metas.

 

Construa um ambiente de trabalho agradável

O ânimo está diretamente relacionado com o ambiente e cultura de trabalho da empresa. Um ecossistema profissional pouco agradável e tóxico é um dos principais motivos que levam funcionários a deixar seus empregos.

 

Por que alguém deveria se importar em oferecer bons resultados se a empresa não demonstra interesse no bem-estar de seus colaboradores?

 

Assim, é seu dever como líder oferecer um ambiente acolhedor, seguro e encorajador para a sua equipe. Dessa forma, seus vendedores se sentirão mais à vontade e confortáveis para permanecer longas horas focados em realizar um bom trabalho.

 

Ofereça treinamentos

Vendedores que acreditam não serem bons o suficiente estarão fadados a obter resultados medíocres e jamais se sentirão entusiasmados. Já funcionários bem treinados se sentem confiantes com relação às suas habilidades e assim, motivados para realizar suas tarefas diariamente e bater metas. 

 

Por isso, ofereça bons treinamentos internos e cursos que irão ajudar sua equipe a aprimorar seus conhecimentos e ter a capacidade de evoluir profissionalmente. 

 

Dê feedbacks

A troca de feedbacks é uma ótima forma de manter o time alinhado e a comunicação transparente. Sem isso, seus vendedores não terão noção de como estão evoluindo e o que podem fazer para melhorar seus resultados.

 

Como gestor, você deve também estar aberto a receber feedbacks, visto que dessa maneira constrói-se afinidade e confiança entre você e sua equipe. Por isso, invista em criar uma cultura de realização de reuniões quinzenais ou mensais para realizar essa troca. E lembre-se: feedbacks positivos também são essenciais para encorajar e mostrar ao seu vendedor que ele está no caminho certo.

 

Escute ativamente seus funcionários

Uma equipe que não é ouvida é uma equipe pouco engajada. Sentir que suas ideias e opiniões não são levadas em consideração é um gatilho poderoso para desmotivar um colaborador. 

 

Além disso, um vendedor que está no campo de batalha diariamente pode oferecer insights valiosos para a elaboração de uma nova estratégia. Ouvir e incluir a sua equipe é determinante para mantê-la engajada com os objetivos da empresa.

 

Ofereça benefícios

Uma abordagem comum de incentivo é o oferecimento de benefícios em troca de resultados, como por exemplo o sistema de comissões. As pessoas podem ser fortemente motivadas a realizarem seu trabalho com mais afinco sabendo que possuem a possibilidade de receber bônus no futuro.

 

Contudo, essa recompensa não deve ser necessariamente financeira, o ideal é que você conheça as necessidades e desejos do seu time para oferecer aquilo que melhor o atende. 



Com base nessas dicas, temos certeza que você será capaz de manter sua equipe motivada e, consequentemente, elevando o nível do seu setor. Lembre-se principalmente de escutar o que seus funcionários têm a dizer, somente eles conseguirão te mostrar de fato qual é a melhor forma de encorajá-los.

 

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