Outbound x Inbound Marketing

Outbound x Inbound Marketing: o seu verdadeiro guia

Você já refletiu sobre quanto poder algumas marcas possuem? O que elas fizeram para ter posição de destaque no mercado em que atuam? Por que os produtos/serviços dessas companhias vendem tão bem, enquanto o de concorrentes que podem ser tão bons quanto, não vendem?

O conceito que está por trás da resposta de todas as perguntas acima é: Marketing. O termo se origina da palavra em inglês Market, que significa Mercado. De acordo com a definição do dicionário: Estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos, pós-venda etc.

Entretanto, até para pessoas que trabalham diariamente com Marketing, é difícil defini-lo. O conceito do dicionário é um pouco abstrato e amplo.

Pesquisando sobre o assunto, achei uma definição que caracteriza bem as raízes do conceito. Peter Drucker, um professor, consultor e escritor de origem austríaca definiu da seguinte forma:

Objetivos do Marketing
Partindo desse princípio e buscando a definição descrita por diversos big players do mercado, cheguei na seguinte definição: Marketing é o processo de envolver pessoas interessadas no produto ou serviço da sua empresa, a ponto que os clientes tornem-se intuitivamente porta-vozes da sua marca. Para que a estratégia seja assertiva, os seguintes fatores serão necessários:

  • Pesquisa de mercado;
  • Análise e compreensão dos interesses do seu cliente ideal;
  • Geração de valor;
  • Criação de relacionamentos valiosos;
  • Gerar lucro.

Lembre-se que o marketing engloba-se a todos os aspectos de um negócio, incluindo desenvolvimento de produtos, métodos de distribuição, vendas e publicidade.Dentro do conceito Marketing, existem diversas subdivisões. No desenvolvimento deste artigo, você entenderá sobre duas delas: Inbound e Outbound Marketing.

 

Inbound Marketing

Em tradução livre do inglês para o Português, Inbound Marketing significa Marketing de Atração. Ou seja, o principal objetivo do conceito não é ir atrás do cliente, e sim estimular o interesse genuíno do indivíduo na sua marca para que ele venha organicamente até você e adquira a solução que a sua empresa oferece.
 
Ao aplicar essa estratégia, você também auxilia as equipes de vendas e de atendimento a manter a roda girando e ajuda na expansão dos negócios.

De acordo com a Hubspot, que batizou o termo “Inbound Marketing” em 2006, a estratégia possui 3 filosofias principais:
 

  • Atrair;
  • Engajar;
  • Agradar.

Esses 3 termos juntos formam o que chamam de “o volante”, em que cada filosofia permeia e acelera esse volante para ajudar sua empresa a crescer mais rápido e melhor.

 

volante-do-inbound-marketing

A seguir, vou discorrer o conceito de cada filosofia:

 

Métodos de Atração

Se resumem por ações que atraem seu público-alvo e personas. As estratégias de atração do público-alvo e persona no Inbound Marketing estão relacionadas à criação e desenvolvimento de conteúdo relevante.

 

Para alçancar e atrair atenção da sua audiência, crie e publiqueconteúdos — como artigos no Blog, ebooks, planilhas gratuitas e postagens em redes sociais — que promovam valor. Para isso, exemplos como: guia de uso do seu produto, informações sobre como sua solução resolverá os desafios do seu cliente, depoimentos de clientes e detalhes sobre descontos são bastante efetivos.

Além disso, ter uma boa estratégia de SEO (Otimização para motores de busca) é importante para a Filosofia de Atração. Para ter uma estratégia otimizada de SEO, você terá que segmentar palavras-chave específicas relacionadas aos seus produtos ou serviços, os desafios que você resolve para os clientes e as maneiras de ajudar os membros do público-alvo. Feito isso, será possível que seu conteúdo figure no SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa) para as pessoas que buscam pela informação.

Ferramentas: Vídeos, Blog, Mídias Sociais, Anúncios, estratégia de conteúdo, plataformas que auxiliam a otimizar o SEO (Answer the public, Ubersuggest, Google Trends), entre outros.

 

Métodos de Engajamento

Ao usar a estratégia Inbound para para engajar seu público-alvo, verifique se você está se comunicando e lidando com Leads e clientes de uma maneira que os faça querer construir relacionamentos de longo prazo com a sua empresa e injete informações sobre o valor que sua empresa fornecerá a elas.

 

Estratégias de engajamento podem incluir como você lida e gerencia suas ligações recebidas de vendas. Concentre-se em como os representantes de atendimento ao cliente lidam com ligações de pessoas interessadas e possíveis clientes.

 

Além disso, verifique se você está sempre vendendo soluções em vez de vender produtos. Isso garantirá que todas as transações terminem em acordos mutuamente benéficos para os clientes e seus negócios — ou seja, você agrega valor aos seus clientes certos.

Ferramentas: Fluxos de Leads, E-mail Marketing personalizados, Gerenciamento de Leads, Automação de Marketing.

 

Métodos de Agrado

Ao usar a estratégia Inbound para para agradar seus clientes, você garante que eles estejam felizes, satisfeitos e amparados mesmo depois de um longo período após realizarem uma compra. Essas estratégias exigem que os membros da sua equipe sejam consultores e especialistas que ajudam os clientes a qualquer momento.

Pesquisas de satisfação bem planejadas, dar suporte e solicitar feedback dos clientes é uma ótima maneira de encantá-los.

A interação com os clientes nas mídias sociais é outra estratégia importante para agradá-los. Os seguidores da sua página nas redes sociais podem usar um de seus perfis para fornecer feedback, fazer perguntas ou compartilhar sua experiência com seus produtos ou serviços. Responda a essas interações com informações que ajudam, apoiam e incentivam os seguidores — isso mostra que você ouve e se preocupa com eles.

Por fim, a principal característica de uma estratégia de Inbound focada em agradar os clientes é aquela que auxilia e apoia os clientes em qualquer situação, independentemente de sua empresa obter ou não algum valor. Lembre-se de que um cliente satisfeito se torna um defensor e promotor da marca, portanto lide com todas as interações, grandes e pequenas, com cuidado.

Ferramentas: Conteúdo Rico, Pesquisas de satisfação (como Survey Monkey por exemplo), Guias de aplicabilidade do produto/serviço, E-mail Marketing para o pós-venda, etc.

 

Outbound Marketing

O Outbound Marketing é o oposto do Inbound Marketing. Ou seja, estratégias de Outbound são aquelas que vão de encontro ao cliente. No Inbound você cria estratégias para atrair os potenciais clientes pela sua própria vontade, enquanto no Outbound você identifica o perfil dos potenciais clientes e começa a abordá-los. A abordagem do Outbound Marketing pode ser Passiva ou Ativa.

 

Outbound Marketing Passivo

outbound-marketing-passivo

Caracterizado pela interação passiva em atividades/plataformas que o potencial clienteestá inserido. Vamos exemplificar para ilustrar o conceito:

 

  • Pop-ups em sites alheios;
  • Google/Facebook/Linkedin Ads;
  • Outdoors em vias urbanas;
  • Publicidade em vídeos no Youtube;
  • Cartazes em pontos de ônibus;
  • Publicidade na televisão;
  • Outros.

Em todos os exemplos acima, o potencial cliente está realizando alguma atividade (vendo um vídeo no Youtube, assistindo TV, dirigindo, navegando na internet) que não está relacionada ao seu produto/serviço, mas você sutilmente o “interrompe” com a sua propaganda. Ele não está esperando pela sua publicidade, mas acaba assistindo pois está dentro de uma atividade que ele já estava fazendo anteriormente.

 

Outbound Marketing Ativo

 

Caracterizado pela conexão ativa feita pelo vendedor para um possível cliente. Pode ser oriunda tanto de listas produzidas pelo setor de inteligência comercial, quanto de Leads Qualificados pelo Marketing (MQL). Abaixo, segue processo (de forma simplificada) em cada uma das origens:

 

Inteligência comercial: aplicam-se filtros macros de acordo com o Perfil Ideal de Cliente da empresa a fim de gerar e trabalhar uma lista de deals (negócios) parcialmente qualificados (fit). Para realmente saber se os deals da lista são qualificados para o time de vendas, entra-se em contato com o possível cliente e aplicam-se filtros micros (dor). Caso o possível cliente seja qualificado, ocorre a tentativa de agendamento de reunião com o Executivo de Vendas, para evoluir o assunto.

MQL (Marketing Qualified Leads): São definidos filtros de qualificação do Lead para nortear a passagem de bastão entre Marketing e Vendas (dor). O Lead recebe uma pontuação de acordo com as interações com a sua empresa, assim como sua jornada de compra. Caso o Lead esteja com alta pontuação e possua dor, a oportunidade é passada ao time de pré-vendas a fim de descobrir se possui fit.

 

funil-de-vendas

 

Por que não alimentar os prospects que já foram contactados e não estão preparados para sua solução com conteúdos de qualidade, visando educá-los? Por que não possuir atividades de prospecção ativa a partir de interações do cliente com o Marketing da sua empresa (como comentários em posts, visualizações de vídeos, taxa de abertura de e-mail, entre outros)?

Algumas formas de contato no Outbound Marketing Ativo são:

 

  • Redes Sociais (como Linkedin, por exemplo);
  • Cold Call;
  • Cold Mail.

Você pode optar por utilizar somente uma forma, ou mais de uma. De acordo com uma pesquisa feita pela Reev, fluxos mistos (ou seja, mesclar as formas de contato com um mesmo Deal) geram taxas de conversões 4x maiores em comparação com fluxos simples. Além disso, utilizar cadências semi-automatizadas (com um toque humanizado e personalizado para o possível cliente) geram 3x mais conversões em comparação com cadências integralmente automatizadas.

“Agora que eu já sei o que significa cada estratégia de Marketing, qual devo utilizar?”

 

Essa é uma pergunta muito frequente e a resposta sempre será a seguinte: Depende dos seus objetivos/metas.

 

Por isso, vou listar as características de cada estratégia aliado à exemplos para facilitar o entendimento e ajudar na sua tomada de decisão.

 

Inbound Marketing: Quando devo utilizar?

  • Ganhar autoridade de mercado;
  • Educar o seu público-alvo — em casos de produtos ou soluções inovadoras, o mercado pode não estar preparado para adquirí-lo;
  • Ser uma marca orientada à estratégia de multicanais (Omnichannel*);
  • Atrair mais Leads de forma orgânica.
Entretanto, lembre-se que os resultados da estratégia de Inbound são para longo-prazo, uma vez que você ainda precisa educar seu público-alvo. Fazendo uma analogia à agricultura, seria como se você estivesse plantando sementes para colher os frutos tempos depois.
*Omnichannel: “Estratégia utilizada por empresas que se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente — Rockcontent.
 

Outbound Marketing Passivo: Quando devo utilizar?

 
As estratégias de Outbound Marketing Passivo são pautadas em canais de massa, como listado acima — Anúncios na TV, pop-ups em sites renomados, outdoors, assessoria de imprensa — irão sim gerar um grande tráfego de Leads em contato com a sua marca. Diante disso, se o seu planejamento de Marketing for baseado em gerar maior quantidade de Leads, essa é uma boa estratégia. Vale lembrar que por conta da alta visibilidade que os canais geram, eles costumam custar caro. Por isso, o budget deve ser levado em conta ao adotar-se essa estratégia. Outro fator importante é entender que quantidade não significa qualidade.
De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, pelo menos 50% dos seus prospects não possuem fit para a sua solução. Quando você adota estratégias para canais de massa, boa parte dos Leads alcançados não estarão dentro do seu Perfil de Cliente Ideal.
 

Outbound Marketing Ativo: Quando devo utilizar?

 
A estratégia de Outbound Marketing Ativo é eficiente caso o objetivo da sua empresa seja gerar Leads Qualificados. Além disso, outro fator que influencia na decisão de qual estratégia adotar, são as características da empresa e seu modelo de negócios. Empresas B2B, com produto/soluções inovadoras, com ticketmédio elevado e que possuem vendas complexas possuem grande aderência com o Outbound Marketing Ativo.
Para colocar em prática essa estratégia, você precisará construir um setor de Prospecção Ativa, no qual será responsável por:
  • Mapear o ICP (Perfil Ideal de Cliente);
  • Montar listas personalizadas (Aplicando Filtros Macros);
  • Descobrir o decisor/influenciador;
  • Se conectar com o Lead;
  • Entender as dores do Lead;
  • Qualificar o Lead (aplicando filtros micros);
  • Agendar a oportunidade qualificada para o time de vendas;
  • Confirmar a reunião agendada no dia anterior;
  • Certificar-se que a reunião foi realizada. Caso não tenha sido, tentar reagendá-la.

Para que esse estratégia seja efetiva, você necessita formar especialistas para cada setor que compõe o seu ciclo de vendas (Pré-venda, Venda e Pós-Venda) para então possuir demanda constante de Leads qualificados que possuam fit com a sua solução, elevar a taxa de conversão da sua equipe de vendas e aumentar o LTV (valor do ciclo de vida) do seu cliente.
Caso queira construir/otimizar seu setor de prospecção ativa, fale conosco. Nós o construímos através de metodologias próprias e da nossa plataforma de Sales Engagement. Para mais informações, entrem em contato através das nossas redes sociais!
 

 

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