Inbound Marketing x Outbound Marketing

Como o Inbound Marketing pode ser um aliado na sua estratégia Outbound

Já parou para pensar o quanto o Marketing mudou? Há poucos anos atrás, as estratégias que vemos hoje não eram utilizadas. O limitado acesso a redes sociais e à internet, no geral, fazia com que as estratégias de Outbound Marketing fossem muito mais utilizadas do que as de Inbound.

 

No entanto, muito mudou com o desenvolvimento do universo digital. Nesse cenário, o Inbound Marketing passou a se destacar e atrair a atenção das empresas.

 

Tais estratégias diferem na forma de geração de leads. Enquanto no Inbound você encanta e nutre os potenciais leads com conteúdos relevantes, no Outbound você vai de encontro ao lead de forma ativa, seja através de tráfego pago, prospecção, anúncios em rádio.

 

O que é Inbound? O que é Outbound? Quais as diferenças entre as estratégias? Continue lendo para descobrir!

 

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, tem como objetivo principal atrair e fidelizar clientes. As empresas que se utilizam dessa estratégia, não vão atrás do cliente. O caminho é o contrário, o lead vai de encontro à marca!

 

Através da produção de conteúdo relevante e constante, o propósito é despertar o interesse do cliente para que ele queira consumir mais conteúdos da sua empresa.

 

A partir do momento que o lead descobre que a sua marca existe e foi atraído pelos conteúdos que você está gerando, ele entra em um funil. Durante a jornada desse prospect, ele deve ser nutrido com muita informação rica para que, no futuro, ele se torne, de fato, um cliente.

 

Uma vez que estamos falando de uma estratégia digital, ela se torna muito mais viável financeiramente, custando 62% menos, se comparado ao Outbound Marketing.

Antes de mais nada, você precisa:

  1. Atrair o seu lead: já falamos sobre a produção de conteúdo de qualidade, e é aqui que ela entra. Os canais mais utilizados são as redes sociais e blogs;
  2. Converter: o lead já te conhece e gosta dos seus conteúdos. Agora é a hora de nutrir ainda mais essas pessoas com conteúdos ricos e, em troca, eles te darão alguma informação pessoal – como e-mail, telefone, empresa que trabalha, etc;
  3. Fechar: agora que essa pessoa está muito mais familiarizada com a sua empresa, produto ou serviço, você precisa mostrar para ela como o seu negócio pode ajudá-la. A sua solução deve ser vendida como aquela que vai acabar com todos os problemas do indivíduo, para que ele se torne, enfim, um cliente;
  4. Encantar: depois que a pessoa comprou a sua solução, você precisa desenvolver um relacionamento com ela para que ela se torne um advogado da sua marca. Bons canais para serem utilizados aqui são, novamente, as redes sociais e blogs, newsletter, etc.

 

Qual é a diferença entre o Inbound e Outbound Marketing?

Por outro lado, temos o Outbound Marketing, ou Marketing Tradicional, que tem como missão principal trazer, de forma ativa, clientes para conhecerem a sua empresa. Aqui, você não precisa necessariamente gerar interesse no lead, uma vez que você vai direto atrás dele.

 

Com certeza você já se deparou com esse tipo de estratégia, seja através de anúncios na TV e rádios, a patrocínios em eventos.

 

No entanto, com o desenvolvimento do mundo digital, surgiu um novo Outbound Marketing. Sabe quando você está rolando o seu feed no Instagram, por exemplo, e aparece aquele anúncio “patrocinado”? Olha o Outbound Marketing Passivo aí!

O melhor de tudo, é que através do Outbound Marketing Passivo, você consegue mensurar de forma mais assertiva as suas campanhas.

 

Podemos observar, ainda, o Outbound Marketing Ativo, ou prospecção ativa, que vem crescendo bastante nos últimos anos, principalmente quando falamos de vendas complexas B2B.

 

Essa estratégia é muito eficiente e amplamente utilizada por nós. A grande sacada é que o seu pré-vendedor vai de encontro aos clientes, gerando uma relação mais próxima e consultiva, para, enfim, gerar oportunidades qualificadas para o setor comercial.

 

Diferenças Inbounx e Outbound Marketing

Como o Inbound pode ser um poderoso aliado na sua estratégia Outbound?

“Qual é a melhor estratégia?”

 

Antes de mais nada precisamos entender que não existe certo e errado, mas sim o que funciona para a sua empresa.

 

Nós acreditamos que o Inbound serve de complemento ao Outbound. Por mais que as estratégias sejam eficientes quando utilizadas separadamente, você verá que o seu Marketing será elevado a um novo patamar utilizando ambas.

 

Isso porque, você nutre os leads com conteúdo de qualidade e eles chegam até você de forma orgânica. No entanto, você aumenta ainda mais esse encontro quando utiliza a prospecção a seu favor.

Além disso, o Inbound serve como um agregador à sua estratégia de Outbound. Uma vez que o lead passa a conhecer a sua empresa – porque o seu pré-vendedor entrou em contato com ele – é bem provável que ele procure saber mais sobre ela nas redes sociais.

 

Quando ele for se aprofundar no assunto do seu negócio, ele descobrirá que a sua marca já produz muito conteúdo interessante e que pode fazer a diferença na empresa dele. 

 

Consequentemente, ele consumirá os conteúdos que você produz e a sua marca ficará registrada na mente dele. Assim, será muito mais fácil fechar negócios com esse lead 😜

 

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