Ainda está na dúvida se a sua empresa precisa da pré-venda? Esse é o momento de descobrir se você se beneficiaria da estruturação desse setor!
“Preciso dividir as funções dos meus colaboradores“
Afirmamos anteriormente que o setor de pré-venda auxilia o seu negócio ao especializar a função dos profissionais que trabalham na área comercial.
Se você já trabalhou com vendas, sabe que existem muitas responsabilidades nas mãos de um vendedor. Quando o executivo possui muitas funções, o processo acaba gargalando e algumas atividades ficam prejudicadas.
Porém, quando tratamos de uma área tão crucial para a sobrevivência de uma empresa, não podemos permitir que essa operação não esteja correndo da melhor maneira possível.
“Tenho que acelerar o ciclo de vendas“
Um ciclo de vendas demorado pode ser resultado de vendedores atarefados, realizando tarefas relacionadas desde a pré-venda, até o fechamento do contrato.
Uma vez que você estrutura e desenvolve o setor de pré-venda, cada um realiza o seu papel e a negociação flui muito mais rapidamente.
“Possuo dificuldade em me conectar com novos clientes“
Quando você investe na pré-venda, o seu pré-vendedor fica responsável por ir atrás de potenciais clientes que têm o perfil adequado para comprar o seu produto ou serviço.
Você passa a se conectar de forma ativa a esses possíveis compradores e o seu número de oportunidades geradas, assim como o de reuniões agendadas, tende a crescer exponencialmente.
“Chegam muitos Leads desqualificados nas reuniões de vendas“
Chega de ficar esperando que caiam clientes no seu colo, ou até mesmo ficar recebendo Leads desqualificados do marketing. A principal função do seu pré-vendedor é qualificá-los, para que cheguem na reunião de vendas apenas aquelas pessoas que possuem o perfil de cliente ideal para o seu negócio.
Além disso, os seus pré-vendedores também criam listas de leads de acordo com as estratégias comerciais definidas pela empresa. Por isso, normalmente, o potencial cliente chega muito mais aquecido na reunião de vendas.
Se você precisa ser mais assertivo na hora de prospectar, implementar esse setor pode ser uma ótima solução.
“Meu CAC está muito alto“
Considerando que o Lead passou pelo marketing e pela qualificação do pré-vendedor, podemos afirmar que ele está mais maduro.
Uma vez que o potencial cliente é mais qualificado, a função do vendedor se torna mais fluida e tranquila. Consequentemente, tende a aumentar as suas taxas de conversão e produtividade.
“Não possuo dados de mercado suficientes“
Esse é um dos pontos fortes da pré-venda! Já que os SDRs e BDRs estão diariamente em contato com potenciais clientes, eles passam a entender melhor o cenário atual do mercado, como os seus concorrentes estão se comportando e até como quais seriam Leads mais propensos a fechar com o seu negócio
Isso faz com que centenas de dados sejam gerados diariamente. Mas de nada adianta ter tanta informação se você não a transforma em conhecimento. Por isso, é essencial ter uma plataforma que te ajude a interpretar corretamente tais dados.
“Gostaria de ter previsibilidade de receita“
Se você sabe a quantidade de Leads que um pré-vendedor prospecta por dia, a quantidade de reuniões agendadas, assim como a taxa de conversão do seu executivo de vendas, fica muito mais fácil prever qual será o seu faturamento mensal e quantos novos clientes virão.